TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Novos validadores permitirão pagamento de passagem com cartão de crédito


Foto: Luiz Costa/SMCS

| 13/7/2020

A Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciou a instalação de novos validadores em estações-tubo e ônibus que possibilitarão uma série funcionalidades para os passageiros, como o pagamento da passagem com celular, cartões de débito e crédito, além da biometria facial para os usuários isentos. As novidades devem estar disponíveis para os passageiros da capital dentro de 120 dias.

Foram instalados os primeiros 153 novos equipamentos - 109 em tubos e 44 em ônibus. Até o fim da primeira quinzena de julho, serão 344 novos validadores.

A meta é instalar 2.093 equipamentos em até 120 dias em ônibus, estações-tubo e terminais, quando os novos serviços já também estarão disponíveis para os usuários.

“A instalação vai trazer uma série de facilidades para os usuários do transporte da capital e permitir avanços na integração de linhas”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Isentos

A biometria vai ser usada para os passageiros isentos, permitindo a conferência dos dados e contribuindo para evitar fraudes. Atualmente são 180 mil cartões de isentos no transporte coletivo.

Quando o usuário isento passar o cartão na catraca o sistema captura três fotos. Na sequência, elas são processadas e validadas com a foto do sistema, tirada no momento da emissão do cartão.  

Cartões e celulares

O passageiro também poderá pagar a passagem com cartões de débito e crédito, celular e relógios inteligentes. O usuário não necessitará digitar senha, pois o pagamento funcionará por aproximação para os cartões dos bancos que possuem tecnologia contacteless.

No caso dos celulares, o pagamento é feito por meio de aplicativos, como Android Pay, Apple Pay e Samsung Pay. Também será possível a utilização de aplicativos para celulares para a compra e recarga de créditos para o cartão transporte.

Integração

Os novos validadores também vão permitir avanços na integração entre linhas. Será possível efetuar a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração.

Também possibilitará a ampliação da integração temporal - troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período de intervalo de tempo.

Outra mudança que será possível é que usuários de outros sistema metropolitanos poderão utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa, sem a necessidade de possuir um cartão para cada sistema a ser utilizado. Dessa forma, será permitido se deslocar para Curitiba a partir de uma cidade da região metropolitana e retornar para a cidade de origem, utilizando o mesmo cartão de usuário.

Os validadores também podem ser usados para ampliar a tarifa mais barata fora dos horários de pico. Será possível, por exemplo, criar tarifas mais baratas ou de valor diferente para determinados dias da semana e feriados ou para determinados trechos ou destinos.

Categoria: Transporte Coletivo