TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Prefeito abre reunião de trabalho com BNDES sobre novo contrato de concessão


| 10/7/2025

O prefeito Eduardo Pimentel abriu, na manhã desta quinta-feira (5/6), nova reunião de trabalho com a equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e representantes da Urbs, do Ippuc e da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento sobre o edital do novo contrato de concessão do transporte coletivo de Curitiba.

O encontro faz parte de três dias de reuniões presenciais que vão até esta sexta-feira(6/6), na sede do Hipervisor de Curitiba, no bairro Cabral. A previsão inicial é publicar o novo edital do contrato de concessão em setembro, com leilão na Bolsa de Valores de São Paulo em dezembro.

Eduardo Pimentel ressaltou o trabalho intenso das equipes envolvidas com a elaboração do edital. “O maior desafio da gestão é modernizar o transporte coletivo, com mais integração, sustentabilidade e eficiência. A população quer ônibus de qualidade, no horário e com uma tarifa justa. Esse tem que ser o foco da elaboração do novo edital”, recomendou.

Marco no transporte

O novo contrato de concessão promete ser um marco no transporte coletivo da capital, que se consolidou como referência no Brasil e no mundo.

A intenção é trazer uma série de benefícios para os usuários, como ampliação da integração entre linhas, avanço da eletrificação da frota, alinhado às metas de redução de emissão de gases poluentes e uso de energias renováveis, redimensionamento e novas rotas de ônibus, e a implementação de novos indicadores de qualidade e eficiência como instrumento de melhoria contínua.

Além disso, novas ferramentas de gestão de embarques e desembarques e a modernização do controle de acesso a terminais e estações-tubo estão entre as inovações previstas.

Acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e da presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, o prefeito recebeu uma atualização dos trabalhos. Além de ser enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o projeto será debatido com a população em audiências públicas.

Durante a fase de transição para a nova concessão, o atual contrato seguirá em vigor, garantindo a continuidade do serviço à população enquanto os novos operadores se organizam para prestar o serviço. Esse intervalo, comum em qualquer nova concessão, é fundamental para a adequação dos novos operadores e para que tudo corra bem quando começar a prestação do serviço.

Presenças

Também estiveram na reunião, pela Urbs, a diretora jurídica, Heloisa Lopes, o diretor de Mobilidade, Sergio Oliveira, e o assessor tarifário Carlos Eduardo Manikao; a chefe do Departamento de Estruturação deSoluções de Mobilidade Urbana do BNDES; Paula Fogacci; Augusto Tedeschi, da Rhein Schirato Meireles Sociedade de Advogados; Flavio Chevis e Luiz Gustavo Duque, da Addax Assessoria; e Arlindo Fernandes, diretor da Oficina Engenheiros Consultores Associados, líder do consórcio. 

Pelo Ippuc, estiveram Clever Almeida e Virgínia Tavares. Pela secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento estavam o superintendente executivo, Vinicios Bório, e os assessores Jaderson Goulart, Rafael Baroni e Anderson Padovani.

Categoria: Transporte Coletivo