TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Prefeito Eduardo Pimentel assina decreto para implantação do 12º Sacolão da Família em Curitiba


| 31/1/2025

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou nesta sexta-feira (31/1), na Rua da Cidadania da Matriz, o decreto que autoriza a implantação do 12º Sacolão da Família da cidade. O novo equipamento de segurança alimentar será inaugurado em março de 2025 no Mercado Municipal Capão Raso, no bairro Novo Mundo, e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).

A medida amplia o acesso da população a frutas e verduras de qualidade a preços acessíveis, fortalecendo as políticas municipais de segurança alimentar e nutricional.

Na assinatura do decreto, o prefeito também apresentou dados que mostram que a cesta básica de alimentos dos Armazéns e Sacolões da Família da Prefeitura de Curitiba é a mais barata do Brasil, na comparação com a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Mais um avanço para a segurança alimentar

Eduardo Pimentel destacou a importância da iniciativa para a população curitibana.

"Vamos inaugurar um Sacolão amplo dentro do Mercado Regional do Capão Raso. O nosso objetivo é garantir segurança alimentar e nutricional para toda a população, em todos os cantos da cidade", afirmou Pimentel.

O novo Sacolão da Família contará com um espaço de 350 metros quadrados e oferecerá cerca de 100 itens entre frutas e verduras. O início do funcionamento está previsto para logo após o Carnaval.

Integração com o transporte público

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, ressaltou a localização estratégica do novo sacolão, que permitirá integração direta com o transporte coletivo.

"Esse é um sacolão muito importante. Já temos um Armazém da Família dentro do Mercado Municipal Capão Raso e, agora, com o novo Sacolão da Família, os curitibanos poderão acessar produtos a preços reduzidos com ainda mais facilidade. O mercado recebe cerca de 5 mil pessoas por dia, chegando a 15 mil nos finais de semana, e os passageiros que utilizam o Terminal Capão Raso poderão acessá-lo sem pagar nova tarifa dentro de um período de duas horas", explicou Maia Neto.

Atualmente, Curitiba conta com 11 unidades do Sacolão da Família e 35 lojas do Armazém da Família. Além disso, a região metropolitana soma mais 13 lojas, com expansão planejada devido ao impacto positivo dessas iniciativas.

Expansão e impacto social

O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, reforçou a importância da ampliação do programa para garantir o acesso a alimentos essenciais.

"Essa é mais uma determinação do prefeito Eduardo Pimentel e uma conquista para a cidade. Com essa nova unidade, chegaremos a 12 sacolões e mais de 48 lojas do Armazém da Família. Oferecer alimentos 30% mais baratos faz uma diferença significativa no orçamento das famílias e demonstra o compromisso da Prefeitura com a população", disse Leverci.

Também estiveram na assinatura do decreto o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone; os administradores regionais da Matriz, Ariane Regis Silva, da CIC, Rudimar Fedrigo; de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos Filho, do Cajuru, Agostinho Creplive Filho, e do Portão, Rodrigo Reis, e vereadores. 



Categoria: Transporte Escolar