Prefeitura abre licitação para obras na Avenida das Torres e na Marechal Floriano

Fonte: PMC/SMCS

| 5/6/2013

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-feira (5) dois editais de licitação para a execução de obras em projetos financiados pelo PAC da Copa (Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal). O primeiro edital contempla quatro trechos de pavimentação da Avenida das Torres, o corredor Rodoferroviária/Aeroporto. O segundo seleciona empresas para a execução de alargamento de viaduto da Avenida Marechal Floriano.

Os editais fazem parte do esforço da Prefeitura para acelerar as obras de mobilidade previstas para a Copa do Mundo de 2014. "Encontramos várias obras atrasadas e assumimos com o governo federal o compromisso de acelerar e concluir no prazo as obras do PAC da Copa", disse o prefeito Gustavo Fruet.

Na Avenida das Torres serão executados quatro trechos de pavimentação, entre a Vila Torres e a divisa com São José dos Pinhais. Estão previstos, entre outros, serviços de drenagem, calçamento e instalação de fibras óticas. Essas obras complementam as já em andamento - o viaduto Estaiado e a trincheira Guabirotuba - e fazem parte da revitalização da avenida que dá acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.

No corredor da Avenida Marechal Floriano será feito o alargamento do viaduto sobre a linha férrea, após o terminal do Boqueirão, com a duplicação das pistas. O objetivo é melhorar o tráfego da rua, tornando-a uma alternativa de ligação com São José dos Pinhais e acesso ao aeroporto.

Um primeiro trecho de obras já está sendo executado na Marechal Floriano, entre os terminais do Carmo e do Boqueirão, com reformas do asfalto, calçadas e  iluminação.

O diretor do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Mario Padovani, disse que as obras trarão grande ganho em termos de mobilidade. "Dependendo de onde a pessoa estiver em Curitiba, ela poderá também utilizar a Marechal Floriano para ter acesso ao aeroporto, não precisado passar pela Avenida das Torres. A obra dará maior fluidez ao trânsito, principalmente no viaduto, que vai ser alargado e terá duas faixas em cada sentido", afirmou.

A entrega das propostas para as obras previstas nos editais deve ser feita, de forma presencial, no dia 27 de junho, nos seguintes horários: às 9h30 para o edital da Avenida das Torres e às 14h30 para o da Marechal Floriano. As propostas devem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Obras Públicas, na Rua Emílio de Menezes, 450.