Primeiro passageiro do Ligeirão Norte-Sul de Curitiba aprova novo serviço e conta sua relação com a cidade

José Fernando Ogura/SMCS.

| 18/1/2024

A inauguração da linha 250 Ligeirão Norte-Sul, na tarde desta quarta-feira (17/1), foi um momento muito especial para o empresário e pedagogo João Morozinski, morador do bairro Capão Raso,um dos primeiros passageiros a fazer o trajeto completo, desde o Terminal Santa Cândida até a parada final no Pinheirinho.

O convite foi feito pelo prefeito Rafael Greca, depois de receber um vídeo de Morozinski agradecendo a chegada do Ligeirão Norte-Sul no Pinheirinho e contando sobre a sua relação com o sistema de transporte coletivo da cidade.

Aos 53 anos, Morozinski coleciona histórias e memórias afetivas de família a partir do transporte coletivo urbano da capital. Em 1974, quando a cidade lançou os ônibus expressos e se tornou pioneira no país e uma das primeiras no mundo a ter vias exclusivas (canaletas) para o transporte público, seu pai, Jonas Nascimento, estava entre o grupo dos primeiros motoristas do sistema adotado no capital.

A carteira de trabalho do pai é uma relíquia guardada com respeito e carinho pelo filho, que fez questão de mostrar para o prefeito nesta quarta-feira.

Usuário e admirador do sistema de transporte da cidade, Morozinski também esteve em 1995, ao lado do prefeito Rafael Greca, durante sua primeira gestão (1993-1996), na viagem de lançamento dos ônibus biarticulados no Eixo Norte/Sul.

“Tenho orgulho de ser parte dessa importante história da evolução desse sistema reconhecido em todo o mundo. Uma honra presenciar esse novo avanço, a ampliação do itinerário do Ligeirão que vai melhorar em muito a vida das pessoas a partir de viagens mais rápidas e seguras, que proporcionam economia de tempo nos deslocamentos para ampliar o tempo para passar com quem se ama”, disse Morozinski, ao lado do prefeito Rafael Greca.

Usuário assíduo do sistema e morador do bairro Capão Raso, o empresário comemora também os avanços na infraestrutura dos bairros da região (Água Verde, Vila Izabel, Portão, Capão Raso e Pinheirinho), a partir da execução das obras nas Avenidas República Argentina e Winston Churchill. “É mais um dia memorável para Curitiba, para a minha história de vida”, reforçou Morozinski.