TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Representantes de Moçambique buscam apoio de Curitiba para plano de desenvolvimento urbano


Divulgação/IPPUC

| 29/5/2023

Curitiba recebe, nesta semana, uma missão de representantes de Maputo, capital de Moçambique, em busca de suporte para a implementação de um plano de desenvolvimento urbano para a cidade africana.

Nesta segunda-feira (29/5), estiveram em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), o diretor do gabinete de Relações Internacionais de Maputo, Eduardo Candido Albino Zaqueu; a diretora do Gabinete Municipal de Desenvolvimento Urbano, Teresa Antônio Macuácua Chissequere; e o técnico de Planejamento Urbano daquela cidade, Justino Feliz Mapossa, acompanhados do gerente da Coordenação Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), André Galvão. Eles foram recebidos no instituto pela diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli, a diretora administrativo-financeira, Elvira Wos, e a coordenadora de Relações Internacionais, Rosane Popp. Gabriela Navarro, da Assessoria de Relações Internacionais (Arin), também acompanhou a reunião.

No Ippuc, os representantes de Maputo buscaram detalhes do funcionamento do instituto e conheceram planos e projetos curitibanos em andamento. O interesse deles está em formatar um modelo para a criação de uma estrutura autônoma de planejamento com capacidade de buscar recursos para projetos voltados ao desenvolvimento urbano e social da cidade, que tem cerca de 1 milhão de habitantes.

“O conhecimento acumulado do Ippuc vai permitir aos colegas de Maputo dar concretude ao regulamento de uma nova diretoria dentro da prefeitura local para a implantação de planos e projetos”, observou o representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), André Galvão.

Segundo Galvão, a vinda da missão da capital de Moçambique a Curitiba reforça a prioridade do governo federal de reaproximação do Brasil com a África. “Temos cerca de 20 projetos Brasil-Moçambique na esfera bilateral. Curitiba pode ser o primeiro modelo de cooperação descentralizada entre cidades”, disse Galvão.

"A história de planejamento de Curitiba permite que a troca de experiências sobre sustentabilidade urbana com cidades de diversos países seja uma prática permanente do Ippuc", salienta a diretora de Informações do instituto, Liana Vallicelli.

Cooperação

De acordo com a diretora do Gabinete Municipal de Desenvolvimento Urbano de Maputo, Teresa Chissequere, unidade foi criada com o objetivo de fazer a operacionalização dos instrumentos de ordenamento de território já elaborados. No momento está em fase de conclusão a organização da estrutura do gabinete com os departamentos de administração, finanças e Recursos Humanos; de Projetos e Desenvolvimento e de Desenvolvimento Urbano. “Estamos criando empresa municipal de desenvolvimento urbano para ter autonomia e viabilidade financeiras para a execução de planos e projetos”, explicou. 

O diretor do gabinete de Relações Internacionais de Maputo, Eduardo Zaqueu, disse que há um projeto em curso em Maputo que envolve saneamento, urbanização, ordenamento e uso do solo e organização de assentamentos informais. É uma intervenção que dá continuidade ao programa denominado PróMaputo, desenvolvido com o suporte do Banco Mundial e o apoio do Brasil e de outros países.

“Temos um pilar de cooperação municipal e internacional orientado pela política externa do nosso país. O Brasil é para nós uma referência muito boa. O fato de o presidente Lula ter voltado novamente iniciativas para a África representa um ganho na cooperação para poder desenvolver o nosso país e nossas cidades”, frisou o diretor do gabinete de Relações Internacionais de Maputo.

A busca por Curitiba, segundo o gerente da Coordenação Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos da ABC, André Galvão, é uma oportunidade de duas cidades se fortalecerem mutuamente. “A partir dessa missão exploratória será possível desenvolver um plano de trabalho mais ambicioso”, considerou.

Agenda

A agenda dos representantes de Maputo envolvendo a estrutura da Prefeitura continua, nesta segunda-feira (29/5), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), para a apresentação de projetos voltados à sustentabilidade ambiental.

Nesta terça-feira (30/5), eles visitarão a Urbspara conhecer detalhes da infraestrutura e operação da Rede Integrada de Transporte (RIT) e estarão também na Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com interesse nos processos de implantação de obras públicas, e na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), para saber sobre a legislação urbana.

A visita à cidade se encerra na quarta-feira (31/5), quando farão visita guiada aos pontos turísticos e terão reunião na Agência Curitiba.

Categoria: Eventos