Transporte metropolitano é integrado em Curitiba

| 29/1/2016

A Urbs alerta ao usuário do transporte coletivo metropolitano que, ao contrário do que vem sendo afirmado, não houve desintegração do sistema em Curitiba. Ou seja, o cidadão da região metropolitana que desembarca em uma estação tubo ou terminal de integração em Curitiba não paga uma segunda passagem como aconteceria se o sistema não fosse integrado.

Apesar da decisão do governo estadual em não renovar, no ano passado, o convênio que permitia à Urbs fazer o gerenciamento do sistema metropolitano, a integração foi mantida em Curitiba. Para garantir essa integração, a Urbs criou novos Ligeirinhos (Fazendinha/Guadalupe; Barreirinha/Guadalupe e CIC/Cabral) e uma nova linha alimentadora, o reforço especial Anita Garibaldi, que faz a ligação da divisa com Almirante Tamandaré ao Terminal Cabral.

O uso equivocado do termo “desintegração do transporte” tem confundido usuários metropolitanos que dependem desta integração para se deslocar na capital. São, por dia, em torno de 500 mil pessoas que utilizam os dois sistemas - de Curitiba e metropolitano – pagando apenas uma passagem.

Uma vez dentro da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba, o usuário metropolitano, curitibano ou de qualquer outra cidade ou país, poderá se deslocar utilizando quantos ônibus precisar, pelo tempo que for necessário, sem pagar uma segunda passagem.

O equívoco se deve, possivelmente, às alterações feitas pela Comec no sistema metropolitano – como o corte de trajetos, fim da integração em cidades metropolitanas e redução na oferta de transporte, além da exigência de que o usuário metropolitano só utilize o cartão Metrocard e não mais o da Urbs.

Mesmo assim, a integração não só se manteve, como foi ampliada em Curitiba com a criação das novas linhas para complementar os trajetos que deixaram de ser feitos pelas empresas metropolitanas. O caso mais emblemático é a extinção da antiga linha metropolitana Colombo/CIC, transformada em Maracanã/Cabral. O restante do trajeto passou a ser feito pela linha urbana, integrada, CIC/Cabral.

A decisão de manter a integração do transporte metropolitano apesar da não renovação do convênio com a Comec significa que os mesmos 13 municípios que faziam parte do convênio continuam integrados no sistema de Curitiba.