TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs cria pontos provisórios de táxis para atender a população no final de jogos e shows em Curitiba


Luiz Costa/SMCS(arquivo)

| 7/8/2023

Urbanização de Curitiba (Urbs) vem ampliando o atendimento dos taxistas à população em eventos de grande porte em Curitiba. Nos últimos dois meses, a empresa intensificou a criação de “pontos provisórios” de taxistas na saída de shows na Pedreira Paulo Leminski e jogos de futebol.

“O resultado tem sido muito bom. A população gosta de ter o táxi à disposição na saída, sem ter que esperar pela central ou pelo aplicativo de transporte ou ter que andar para pegar o próprio carro no estacionamento”, diz Alessandro César de Souza Alves, gestor da área de mobilidade comercial da Urbs.

Arena da Baixada

Nesta semana, serão dois pontos provisórios. O primeiro na terça-feira (8/8), para o jogo do Athlético Paranaense contra o Bolívar pelas oitavas de final da Libertadores da América na Arena da Baixada, às 21h. O segundo no sábado (12/8) para o show Amigos, também na Ligga Arena, marcado para as 21h. O ponto da Arena será na Avenida Getúlio Vargas, na mão da direita da pista, entre as Ruas Buenos Aires e Pasteur.

Os pontos provisórios sempre ocorreram em eventos de médio e grande porte. Mas para fazer esses pontos, a categoria precisava, quando havia interesse, comparecer à Secretaria de Trânsito (Setran) solicitar a liberação, que era concedida após pagamento da taxa de reserva de até R$ 300 da via pública. “A Urbs passou a fazer essa reserva e os taxistas passaram a ser isentos do pagamento da taxa, o que beneficia a categoria, que também pode aproveitar o fluxo de pessoas para aumentar suas receitas”, completa Alves.

A Urbs publica semanalmente a relação de eventos do período, com dia, local e hora prevista para o término. Essas informações são disponibilizadas em uma tabela que se abre automaticamente cada vez que o profissional acessa a área do taxista no site da empresa. Além disso, as informações são repassadas por WhatsApp às lideranças da categoria. As informações são normalmente disponibilizadas todas as segundas feiras, e englobam os eventos que ocorrem naquela semana.

O taxista não precisa se cadastrar, apenas se dirigir ao ponto que é considerado livre a todos os profissionais. O ponto se forma em fila, sinalizada por cones e fitas zebradas.

Categoria: Táxi