Urbs lança edital para taxistas interessados em testar táxis elétricos em Curitiba

José Fernando Ogura/SMCS.

| 16/5/2023

Urbanização de Curitiba (Urbs) lançou edital de chamamento para os taxistas interessados participar dos testes de táxis elétricos na cidade. A ideia inicial é sortear seis taxistas inscritos para participar do programa durante seis meses.

O período de inscrição começou nesta segunda-feira (15/5) e vai até sexta-feira (19/5). O sorteio será no dia 26, às 13h na sede da Urbs (Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico).

A intenção é que esses testes sejam a base de um projeto de eletrificação da frota de táxi de Curitiba, dentro da política pública para conter as mudanças climáticas e zerar emissões de carbono até 2050. A tarifa cobrada dos passageiros será a mesma da praticada nos táxis convencionais.

Os testes com táxis elétricos, com duração inicial de seis meses, poderão ser prorrogados se houver necessidade. O veículo terá a cor laranja característica dos modelos da cidade, com a diferença que poderá ser identificado pela cor branca na capota e ainda a inscrição 100% elétrico.

"É mais uma inovação de Curitiba, que reforça o compromisso com a redução da emissão de gases de efeito estufa. Para isso, os taxistas terão vantagens, não vão precisar pagar taxas de outorga, terão a recarga gratuita e ainda serão isentos de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR)", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

"O município dá mais um passo para substituição da matriz energética fóssil pela energia limpa no transporte. Estamos testando ônibus elétricos e agora avançamos com a frota de táxi da cidade. Além da população poder conhecer a tecnologia, os testes nos darão uma base de dados sobre o modelo elétrico e seu desempenho”,  completou Maia Neto.

Segundo Alessandro César de Souza Alves, gestor da área de mobilidade comercial da Urbs, os resultados dos testes servirão de base para a criação de uma legislação para a categoria de táxis elétricos na cidade, cujo projeto deve ser encaminhado à Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Os táxis, no modelo Zoe, fabricados pela montadora Renault, serão alugados pelos taxistas. Os veículos elétricos serão adquiridos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com gestão da Mobilize Beyond Automotive, também ligada ao grupo Renault.

Recarga

A Urbs ficará responsável pela estrutura e os custos da recarga dos veículos. As baterias possuem autonomia que vão de 150 km a 400 km, dependendo do modelo e da utilização do usuário. Além da vantagem de possuir um motor não poluente, existem outras a ser consideradas na utilização de um carro elétrico.

Uma delas é que a manutenção do carro é muito baixa, uma vez que o motor não precisa de vários equipamentos usados pelo motor a combustão, como velas, mangueiras, troca de óleo, água do motor, injeção e escapamento, por exemplo.

Economia

O custo da recarga elétrica também se mostra muito mais econômico que o de abastecimento de combustível. Em uma grande cidade, um veículo chega a gastar com recarga elétrica, em reais, apenas 25% do custo de abastecimento em postos de combustível, considerando a mesma quilometragem percorrida por ambos os automóveis.

Categoria: Eventos