TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs promove palestra em prol do Outubro Rosa


Foto: Divulgação

| 20/10/2021

A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte urbano na cidade, promoveu, na terça-feira (19/10), uma palestra sobre prevenção, tratamento e diagnóstico do câncer de mama. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e diagnóstico precoce da doença. Em 19 de outubro é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama.

O médico oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná, Bruno Batista, falou sobre a importância de manter os exames em dia.

“Com a pandemia, muita gente deixou de ir ao médico, de fazer exames. É fundamental a retomada da rotina de cuidado com a saúde e o Outubro Rosa é uma oportunidade para lembrarmos sobre a importância disso na vida das pessoas”, afirmou. Cerca de 20 funcionários acompanharam a palestra.

Redução dos riscos

A adoção de hábitos saudáveis – como boa alimentação, controle do peso e prática de atividade física –, é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver o câncer de mama.

Mamografias

Os exames de mamografia de rotina, para as mulheres residentes em Curitiba com 50 anos ou mais, podem ser agendados por telefone na Central de Atendimento (3350-9000). O exame deve ser realizado a cada dois anos e pode ser feito em qualquer período do ano.

Mensalmente, são ofertados mais de sete mil exames. A Central de Atendimento funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h. A SMS esclarece que, além da marcação via Central de Atendimento, as mulheres podem buscar diretamente a unidade de saúde para realizar o agendamento do exame.

Mulheres com menos de 50 anos e que tenham sintomas ou outra indicação de saúde específica devem buscar diretamente a unidade de saúde para avaliação e encaminhamento para exame de mamografia.

Dicas para a prevenção do Câncer de Mama

- Evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas
- Controle seu peso com uma alimentação saudável
- Pratique atividades físicas
- Faça mamografia de acordo com orientação do profissional de saúde
- Se você tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário, procure orientações de um profissional de saúde
- Se você tem 50 anos ou mais, o exame de mamografia rotina deve ser feito a cada 2 anos.

Categoria: Eventos