Notícias
URBS tem participação destacada no Maio Amarelo 2025
| 18/6/2025
Com a intenção de promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades, além da avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito, a Abc Trânsito realizou neste ano, durante a campanha Maio Amarelo, uma parceria entre diversas forças de segurança e entidades ligadas à segurança viária e prevenção de sinistros de trânsito, trabalhando de forma conjunta e integrada.
O foco foram os alunos de 4º e 5º anos da rede pública de ensino do município de Curitiba, por meio de ações educativas, palestras, atividades práticas para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. De forma integrada e multisetorial, fizeram parte das ações a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Urbanização de Curitiba S.A. - URBS, Agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, DNIT, Rumo, Depen, entre outros. Cada um dos parceiros montou seu espaço educativo dentro das escolas participantes, onde foram realizadas as atividades para sensibilizar os alunos sobre a importância da educação para o trânsito e cidadania.
Convidada pela diretora da ABC Trânsito, Melissa Puertas, a Urbs teve participação destacada, em razão de sua atuação no gerenciamento do transporte coletivo do município de Curitiba e de serviços de mobilidade. A empresa levou para as atividades o projeto Cidadania Jovem, que já acontece na empresa, mas que foi adaptado para se adequar ao formato proposto. Desta forma, as palestras foram levadas para as escolas de maneira dinâmica, acontecendo dentro de ônibus que operam no serviço de transporte coletivo da cidade.
Os colaboradores Eloisa de Carvalho, da Secretaria Geral; e Clodoaldo Queiroz Valentim, da Unidade de Gerenciamento de Riscos, que estão à frente do projeto, representaram a Urbs nas ações. Durante o evento, agentes de fiscalização do transporte coletivo também se fizeram presentes. A principal temática abordada foi a segurança. Os alunos foram orientados sobre a não utilização de canaletas exclusivas para andarem de bicicleta, e, principalmente, a não realizarem a prática da chamada “rabeira”. Também foi abordado o respeito aos bens públicos e à cidadania no uso do transporte coletivo.
Durante o mês, as ações aconteceram em 60 turmas de 10 escolas de ensino fundamental, distribuídas por todas as regionais administrativas da cidade. No total, foram atendidos 1496 estudantes.



Intranet