TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Integração Temporal

validador tubo cartão transporteOs passageiros do transporte coletivo de Curitiba têm diferentes tipos de integração temporal para trocar de linha de ônibus ou de estação-tubo sem precisar pagar nova tarifa. Em 2017 foram mais de 600 mil usos nas integrações temporais das linhas urbanas da capital. Se contar o acesso às Ruas da Cidadania, esse atendimento sobe para quase um milhão.

A proposta das integrações temporais no transporte é oferecer uma alternativa aos passageiros que ainda não têm acesso à integração no sistema. No transporte da capital, uma pessoa embarca num ponto e percorre todos os 22 terminais e as mais de 337 estações-tubo pagando apenas uma tarifa. Isso ocorre em 92% da rede de transporte da cidade. A integração temporal busca complementar gradativamente essa rede.

O único critério para usar a integração temporal é ter o cartão-transporte da URBS, que permite também o acesso às Ruas da Cidadania, onde o passageiro economiza uma tarifa no retorno ao ônibus. Veja quais são os tipos de integrações possíveis:

 

Integração Temporal com Linhas de Ônibus

Para o usuário ter direito à integração temporal, o mesmo deve utilizar o cartão-transporte da URBS em um dos validadores do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba (Ônibus, Terminal, Estação-Tubo), realizando assim um debito de passagem do seu Cartão Transporte e conforme as regras abaixo.

OBS.: apenas os cartões-transporte nas modalidades Usuário e Estudante realizam integração temporal. Com o cartão-transporte Avulso não há a possibilidade de uso do benefício da integração temporal.

 

Linha convencional 779-VILA VELHA/BURITI X Estação-tubo Santa Quitéria

Os passageiros da linha 779-VILA VELHA/BURITI desembarcam no ponto de ônibus na via pública e podem passar o cartão-transporte na catraca da Estação Tubo Santa Quitéria sem pagar uma nova tarifa. Uma vez no interior da estação tubo, ele terá acesso a toda a RIT. Nesta estação passam as linhas diretas 022-INTER 2 (HORÁRIO), 023-INTER 2 (ANTI-HORÁRIO) e 702-CAIUÁ/CACHOEIRA.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Estações da Linha Verde - Linha 550-LIGEIRÃO PINHEIRINHO/C. GOMES

Permite que o passageiro possa mudar o sentido do trajeto e, a partir dali, fazer novas integrações por meio do Terminal Pinheirinho. É possível fazer a integração em todas as estações: São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, Marechal Floriano e Fagundes Varela. O passageiro precisa passar o cartão-transporte no validador situado no interior da estação no momento em que desembarca do ônibus, para depois embarcar na estação de sentido oposto.

Tempo permitido para a integração: 5 (cinco) minutos

 

Estação PUC-Linha Verde (Norte)

Permite que o passageiro possa mudar o sentido do trajeto e, a partir dali, fazer novas integrações entre as linhas Convencionais 470-GUABIROTUBA, 471-V. SÃO PAULO, 472-UBERABA e 475-CANAL BELÉM com a linha 050-INTERBAIRROS V, permitindo ao usuário se deslocar aos Terminais Portão e Oficinas. O passageiro precisa passar o cartão-transporte no validador situado no interior da estação no momento em que desembarca do ônibus, para depois embarcar na estação de sentido oposto.

Tempo permitido para a integração: 5 (cinco) minutos

 

Linha alimentadora 917-JD. IPÊ X Linha convencional 168-RAPOSO TAVARES

Ao passar o cartão-transporte na catraca da linha 168-RAPOSO TAVARES, desembarcando no ponto de parada próximo à rotatória no cruzamento da Rua Justo Manfron com a Av. Dr. Eugênio Bertolli, os usuários podem embarcar na linha 917-JD. IPÊ, no ponto final, sem descontar nova tarifa. Vindo de outras linhas até o Terminal Santa Felicidade, os usuários realizam a integração temporal passando o cartão-transporte no validador instalado próximo ao ponto da linha 917-JD. IPÊ no terminal, para utilizar a linha 168-RAPOSO TAVARES sem descontar nova tarifa.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Linha INTERBAIRROS I (HORÁRIO e ANTI-HORÁRIO)

Ao passar o cartão-transporte na catraca da linha INTERBAIRROS I (HORÁRIO e ANTI-HORÁRIO), é possível passar o cartão na catraca de qualquer outra linha de ônibus, estação-tubo ou terminal da RIT sem descontar nova tarifa, e vice-versa. OBS.: esta integração matricial não é válida para o sentido contrário da própria linha, ou seja, descer do 010-INTERBAIRROS I (HORÁRIO) para pegar o 011-INTERBAIRROS I (ANTI-HORÁRIO) e vice-versa.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Linha alimentadora 244-JD. DO ARROIO X Terminal Santa Cândida

Os usuários da linha 244-JD. DO ARROIO poderão acessar o Terminal Santa Cândida através da integração temporal com as linhas 236-SÃO BENEDITO e 924-STA. FELICIDADE/STA. CÂNDIDA nos pontos em comum dos itinerários, localizados na Rua Theodoro Makiolka.

- Sentido Bairro para o Terminal Santa Cândida: o usuário deverá utilizar o cartão-transporte na linha 244-JD. DO ARROIO e desembarcar nos pontos em comum com as linhas 236-SÃO BENEDITO e 924-STA. FELICIDADE/STA. CÂNDIDA, e em um período de 90 (noventa) minutos não será debitada nova tarifa.

- Sentido Terminal Santa Cândida para o Bairro: no Terminal Santa Cândida, o usuário deverá validar o cartão-transporte no validador de integração temporal instalado no interior do terminal, e após utilizar as linhas 236-São Benedito e 924-Sta. Felicidade/Sta. Cândida até os pontos em comum com a linha 244-Jd. do Arroio, onde será concedido um período de 90 (noventa) minutos para embarque sem desconto de nova tarifa.

Tempo permitido para a integração: 90 (noventa) minutos

 

Linha convencional 862-BARIGUI X Linhas troncais 372-TARUMÃ e 373-ALTO TARUMÃ (dia útil, sábado e domingo)

Ao passar o cartão-transporte na catraca da linha 862-BARIGUI, é possível passar o cartão na catraca das linhas 372-TARUMÃ e 373-ALTO TARUMÃ sem descontar nova tarifa, e vice-versa.

Tempo permitido para a integração: 1 (uma) hora

 

Linha convencional 865-JD. ESPLANADA X Linha convencional 862-BARIGUI (dia útil, sábado e domingo)

Ao passar o cartão-transporte na catraca da linha 865-JD. ESPLANADA, é possível passar o cartão na catraca da linha 862-BARIGUI em qualquer ponto do itinerário em comum, sem descontar nova tarifa, e vice-versa.

Tempo permitido para a integração: 1 (uma) hora

 

Região da Rua dos Funcionários (Juvevê) até a Av. Munhoz da Rocha

1) Deslocamento no sentido Centro/Água Verde:

    1ª Opção: Passar com o cartão-transporte na estação-tubo Agrárias para acesso a linha 023 - INTER 2 (anti-horário) até o Terminal Cabral, embarcar na linha 203 - STA.CÂNDIDA/C.RASO no Terminal Cabral no sentido Terminal Capão Raso, desembarcar na estação-tubo Passeio Público ou Alferes Poli e embarcar na linha 180 - ÁGUA VERDE/ABRANCHES na Av. Cândido de Abreu ou Rua 24 de Maio.

     Tempo permitido para a integração: Até 90 (noventa) minutos

    2ª Opção: Passar com o cartão-transporte na linha 021 - INTERBAIRROS II (anti-horário) até o Terminal Cabral, embarcar na linha 203 - STA CÂNDIDA/C.RASO no Terminal do Cabral no sentido Terminal Capão Raso, desembarcar na estação-tubo Passeio Público ou Alferes Poli, embarcar na linha 180 - ÁGUA VERDE/ABRANCHES na Av. Cândido de Abreu ou Rua 24 de Maio e embarcar em qualquer ponto de parada comum com a linha 180 - ÁGUA VERDE/ABRANCHES na região do Parque São Lourenço, caso não desembarque no Terminal Cabral.

     Tempo permitido para a integração: Até 90 (noventa) minutos


2) Deslocamento no sentido Juvevê/Cabral:

    Passar com o cartão-transporte na linha 180 - ÁGUA VERDE/ABRANCHES até a estação-tubo Alferes Poli ou Passeio Público, embarcar na linha 203 - STA CÂNDIDA/C.RASO no sentido Terminal Cabral, desembarcar no Terminal Cabral, embarcar na linha 022 - INTER 2 (horário) até a estação-tubo Agrárias ou embarcar na linha 020 - INTERBAIRROS II (horário) e desembacar nos pontos da região.

    Tempo permitido para a integração: Até 60 (sessenta) minutos

 

Integração Temporal com Equipamentos Urbanos

O sistema de integração tem a finalidade de facilitar o acesso às Ruas da Cidadania aos usuários do transporte coletivo de Curitiba que estão no interior dos terminais, sem o pagamento de uma nova tarifa quando do retorno ao terminal.

 

Rua da Cidadania Cajuru fachada araucáriaRuas da Cidadania X Terminais

Rua da Cidadania Boqueirão X Terminal Carmo

Rua da Cidadania Pinheirinho X Terminal Pinheirinho

Rua da Cidadania Portão X Terminal Fazendinha

Rua da Cidadania Santa Felicidade X Terminal Santa Felicidade

Rua da Cidadania Cajuru X Terminal Capão da Imbuia

O usuário do transporte coletivo de Curitiba que utilizou o cartão-transporte no período de até 60 (sessenta) minutos antes da integração deverá passar o cartão no validador de saída do terminal e validar em até 10 (dez) minutos o mesmo cartão no validador existente dentro das Ruas da Cidadania. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar ao terminal sem o pagamento de uma nova passagem, encostando seu cartão-transporte no validador da catraca de entrada que fica próxima ao validador de saída do terminal.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Mercado Municipal Capão Raso X Terminal Capão Raso

O usuário do transporte coletivo de Curitiba que utilizou o cartão-transporte no período de até 60 (sessenta) minutos antes da integração deverá passar o cartão no validador de saída do terminal e validar em até 10 (dez) minutos o mesmo cartão no validador existente dentro do Mercado. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar ao terminal sem o pagamento de uma nova passagem, encostando seu cartão-transporte no validador da catraca de entrada que fica próxima ao validador de saída do terminal (em frente ao Mercado Municipal Capão Raso).

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Rua da Cidadania Boa Vista X Estação-tubo Fernando de Noronha

O usuário do transporte coletivo de Curitiba que utilizou o cartão-transporte no período de até 60 (sessenta) minutos antes da integração deverá passar o cartão no validador de saída da estação-tubo e validar em até 10 (dez) minutos o mesmo cartão no validador existente dentro da Rua da Cidadania. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar à estação-tubo sem o pagamento de uma nova passagem.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

 

Rua da Cidadania Tatuquara X Linhas alimentadoras 617-JD. LUDOVICA, 650-STA. RITA/PINHEIRINHO, 684-RIO BONITO, 681-DALAGASSA e 685-RIO BONITO/CIC

Após o débito da passagem do cartão-transporte nas linhas 617-JD. LUDOVICA, 650-STA. RITA/PINHEIRINHO, 684-RIO BONITO, 681-DALAGASSA e 685-RIO BONITO/CIC, o usuário tem um intervalo de 60 (sessenta) minutos para encostar seu cartão-transporte no validador da Rua da Cidadania. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar a estas linhas de ônibus sem o pagamento de uma nova passagem.

Tempo permitido para a integração: 2 (duas) horas

OBS: Para que toda a região tenha acesso à Rua da Cidadania as linhas 646-POMPÉIA/JANAÍNA, 659-CAXIMBA/OLARIA, 680-RURBANA e 690-V. JULIANA possuem integração temporal de 60 (sessenta) minutos com as linhas 617-JD. LUDOVICA e 684-RIO BONITO, em ambos os sentidos, nos pontos em comum das linhas na Rua Delegado Bruno de Almeida.

Tempo permitido para a integração: 60 (sessenta) minutos