TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Dirigentes de mobilidade urbana debatem financiamento do transporte público


Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 7/12/2015

Secretários e dirigentes públicos de mobilidade urbana apresentaram, durante reunião nesta sexta-feira (4) em Curitiba, várias propostas para melhorar as condições de deslocamentos nas grandes cidades. Todos, invariavelmente, destacaram a necessidade de buscar novas formas de financiamento para o transporte coletivo.

O encontro, 86ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, foi realizado durante todo o dia e contou com a participação de cerca de 60 representantes de diferentes cidades brasileiras.

A questão de novas formas de financiamento para o transporte foi levantada pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, ao lembrar na abertura do encontro, a proposta já encaminhada à Brasília de promover uma revisão na Lei do Vale Transporte para permitir que os recursos sejam destinados ao transporte coletivo. “Com isso conseguiríamos chegar a uma tarifa muito baixa”, disse o prefeito.

Ele lembrou o esforço que a cidade vem fazendo para buscar alternativas, destacando a Pesquisa de Origem e Destino que será feita pela Prefeitura buscando um levantamento de informações detalhadas para subsidiar ações e políticas de mobilidade urbana.

A proposta de utilização do Vale Transporte para financiar o transporte coletivo foi detalhada, na sequência, pelo secretário municipal de Governo, Ricardo MacDonald, e entrou na pauta de um próximo encontro de dirigentes públicos de mobilidade, que será realizado em fevereiro, em São Paulo.

Também estiveram incluídas nas discussões a necessidade de reduzir a evasão de recursos do IPVA nos estados, com a implantação de novas tecnologias de emplacamento de veículos, utilizando-se esses valores para a melhoria da mobilidade urbana; a utilização de recursos da Cide numa espécie de contribuição municipal, e até medidas como a proibição de estacionamentos em vias importantes para o transporte coletivo.

Coordenando os trabalhos, o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, propôs a elaboração de um documento com todas as propostas debatidas e aprovadas no encontro para encaminhamento junto ao governo federal e órgãos e instituições estaduais e municipais.

O secretário nacional de Transporte e Mobilidade do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, apresentou um panorama de redução de recursos para o próximo ano mas afirmou que é um momento em que todos os setores devem se unir para buscar alternativas. “Só orçamento não sustenta a demanda”, disse ele. “É um período difícil, mas não tenho dúvida de que conseguiremos avançar com novas propostas e mantendo o atendimento a um setor tão essencial. Este encontro é prova de que todos estamos buscando novos caminhos”, afirmou.

Participaram também das palestras e debates o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; a coordenadora regional da ANTP/PR, Rosangela Battistella; o coordenador do Escritório da ANTP Brasilia, Nazareno Stanislau Affonso; o secretário Municipal de Transportes de São Paulo/SP, Jilmar Tatto; o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá/MT e Vice Presidente do Fórum Nacional, Thiago França Cabral, e o Presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e secretário municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos/SP, Atílio André Pereira

Criado em 1990, o Fórum é um espaço não institucional, formado por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e/ou de trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilhar dúvidas e experiências, propor estudos e projetos e recomendar alterações na legislação para melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.

Categoria: Eventos