Dirigentes de mobilidade urbana debatem financiamento do transporte público

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 7/12/2015

Secretários e dirigentes públicos de mobilidade urbana apresentaram, durante reunião nesta sexta-feira (4) em Curitiba, várias propostas para melhorar as condições de deslocamentos nas grandes cidades. Todos, invariavelmente, destacaram a necessidade de buscar novas formas de financiamento para o transporte coletivo.

O encontro, 86ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, foi realizado durante todo o dia e contou com a participação de cerca de 60 representantes de diferentes cidades brasileiras.

A questão de novas formas de financiamento para o transporte foi levantada pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, ao lembrar na abertura do encontro, a proposta já encaminhada à Brasília de promover uma revisão na Lei do Vale Transporte para permitir que os recursos sejam destinados ao transporte coletivo. “Com isso conseguiríamos chegar a uma tarifa muito baixa”, disse o prefeito.

Ele lembrou o esforço que a cidade vem fazendo para buscar alternativas, destacando a Pesquisa de Origem e Destino que será feita pela Prefeitura buscando um levantamento de informações detalhadas para subsidiar ações e políticas de mobilidade urbana.

A proposta de utilização do Vale Transporte para financiar o transporte coletivo foi detalhada, na sequência, pelo secretário municipal de Governo, Ricardo MacDonald, e entrou na pauta de um próximo encontro de dirigentes públicos de mobilidade, que será realizado em fevereiro, em São Paulo.

Também estiveram incluídas nas discussões a necessidade de reduzir a evasão de recursos do IPVA nos estados, com a implantação de novas tecnologias de emplacamento de veículos, utilizando-se esses valores para a melhoria da mobilidade urbana; a utilização de recursos da Cide numa espécie de contribuição municipal, e até medidas como a proibição de estacionamentos em vias importantes para o transporte coletivo.

Coordenando os trabalhos, o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, propôs a elaboração de um documento com todas as propostas debatidas e aprovadas no encontro para encaminhamento junto ao governo federal e órgãos e instituições estaduais e municipais.

O secretário nacional de Transporte e Mobilidade do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, apresentou um panorama de redução de recursos para o próximo ano mas afirmou que é um momento em que todos os setores devem se unir para buscar alternativas. “Só orçamento não sustenta a demanda”, disse ele. “É um período difícil, mas não tenho dúvida de que conseguiremos avançar com novas propostas e mantendo o atendimento a um setor tão essencial. Este encontro é prova de que todos estamos buscando novos caminhos”, afirmou.

Participaram também das palestras e debates o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; a coordenadora regional da ANTP/PR, Rosangela Battistella; o coordenador do Escritório da ANTP Brasilia, Nazareno Stanislau Affonso; o secretário Municipal de Transportes de São Paulo/SP, Jilmar Tatto; o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá/MT e Vice Presidente do Fórum Nacional, Thiago França Cabral, e o Presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e secretário municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos/SP, Atílio André Pereira

Criado em 1990, o Fórum é um espaço não institucional, formado por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e/ou de trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilhar dúvidas e experiências, propor estudos e projetos e recomendar alterações na legislação para melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.

Categoria: Eventos