Escola do Bairro Alto abre a temporada do projeto Cidadania Jovem - Informar para Formar da Urbs

ASC / FMF

| 27/3/2024

Estudantes do Fundamental II da Escola Municipal Prof. Erasmo Pilotto, localizada no Bairro Alto, foram os primeiros a participarem, neste ano, do Cidadania Jovem - Informar para Formar. O projeto consiste em um conjunto de ações realizadas pela Urbanização de Curitiba (Urbs), e a Secretaria Municipal de Educação (SME) com o objetivo de desenvolver o comportamento responsável em futuros usuários do transporte coletivo.

Com foco nos estudantes da rede municipal de ensino, a intenção do projeto é despertar, nos participantes, atitudes de cidadania, educação e respeito com os bens comuns, em especial do sistema de transporte público.

A atividade, na tarde desta quinta-feira (27/3), iniciou ainda na escola, quando os alunos foram transportados por dois ônibus fornecidos pela Urbs, até a sede da empresa, que fica no bairro Jardim Botânico, anexo a Rodoferroviária de Curitiba. Já embarcados nos coletivos, os estudantes receberam as primeiras orientações das professoras, de como deveriam se portar durante o trajeto. Por questões de segurança, todas as crianças que participam da atividade são conduzidas sentadas.

Já na chegada, os estudantes visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO), de onde todo sistema de transporte coletivo da capital é monitorado eletronicamente, através de sistemas e câmeras.  Após isso, os alunos foram conduzidos para o auditório, onde assistiram a uma apresentação que mostra como é o funcionamento do sistema de transporte e sua importância, tanto para a mobilidade das pessoas como para a sustentabilidade. Neste momento, também foram apresentadas algumas dificuldades do sistema, como os prejuízos causados por vandalismo e fura-catracas. Também foi citado o risco de acidentes por condutas inadequadas de pedestres e ciclistas que utilizam irregularmente as canaletas.

O aluno Raul Sol Vieira Chagas, do 4º ano, destacou que o transporte coletivo faz parte da rotina de sua família: “Minha mãe vai todos os dias de ônibus para o trabalho”, pontuou.

Segundo Clodoaldo Valentim, coordenador do CCO e responsável pelo projeto, a mensagem passada para as crianças é que todos devemos cuidar dos bens comuns. “Ao criarmos hoje a consciência de responsabilidade social e ambiental nas crianças, estamos fornecendo as bases para cidadãos mais responsáveis na sociedade de amanhã”, afirmou.

No projeto Cidadania Jovem - Informar para Formar, os alunos participantes são desafiados a produzirem um vídeo curto, demonstrando de forma criativa, original e coerente, o que aprenderam durante a visita. Eles têm duas semanas para encaminhar o material. Os melhores trabalhos serão contemplados com um passeio, a ser realizado numa segunda-feira, em um dos ônibus da Linha Turismo.

Categoria: Eventos