Estudantes concorrem a passeios gratuitos na Linha Turismo

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 16/4/2019

O prefeito Rafael Greca lançou nesta sexta-feira (12/4) um concurso de cidadania para levar estudantes de escolas municipais a passeios gratuitos da Linha Turismo, ônibus que percorrem atrativos da cidade.

Durante o lançamento, na praça em frente à Rodoferoviária, o prefeito pediu à Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) estudos para integrar a Linha Turismo ao projeto Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação.

O concurso vai selecionar todos os meses duas turmas - aproximadamente 60 alunos - para o passeio e é a nova etapa do projeto Cidadania Jovem – Informar para Formar. O projeto da Urbs é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação.

“Pedi à Urbs que estude transformar a Linha Turismo nas segundas-feiras em uma extensão do Linhas do Conhecimento, levando nossos curitibinhas e professores para aulas pelos pontos turísticos da cidade”, disse Greca.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e o vereador Colpani acompanharam a cerimônia.

O prefeito foi recebido ao som da fanfarra da Escola Municipal Leonor Castellano (Boqueirão), comandada pela maestrina Sabrina Rocha. Outro grupo de alunos, da Escola Municipal Júlio Moreira (São Braz), hasteou as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Curitiba.

“Esse importante projeto, o Cidadania Jovem, ganha agora mais um estímulo, um concurso para premiar os estudantes com um passeio com o ônibus mais famoso da cidade. Vamos estudar a inclusão dela no Linhas do Conhecimento, conforme solicitação do prefeito”, disse o presidente da Urbs.

Cidadania Jovem

Voltado aos estudantes de 5º ano, o Cidadania Jovem desenvolve um conjunto de ações, desde palestras na sede da Urbs a visitas ao Centro de Controle e Operações, para despertar nos estudantes atitudes de cidadania, educação e respeito com os bens públicos, em especial os equipamentos do transporte público, como ônibus, terminais e estações-tubo.

O projeto atendeu em 2018 cerca de 1.400 estudantes das escolas municipais.

Concurso

Os estudantes que participarão do projeto neste ano deverão demonstrar o que aprenderam em um vídeo de até três minutos de duração, de forma original e coerente. Os trabalhos de duas turmas serão escolhidos e o prêmio é o passeio na Linha Turismo.

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que passa por 25 pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30  minutos, percorrendo um trajeto de 45 quilômetros. A passagem custa R$ 50.

Categoria: Eventos