Parceiros do projeto de eletromobilidade se reúnem na Urbs

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 12/11/2015

Integrantes da equipe de trabalho e parceiros no projeto de eletromobilidade de Curitiba reuniram-se nesta quarta-feira (11) para mais uma rodada de análise das propostas em andamento. Do encontro, no auditório da Urbs, seguido de visita técnica ao Centro de Controle Operacional, participaram técnicos do Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH), da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Prefeitura de Curitiba e de empresas parceiras, entre elas a Volvo e a Ericsson.

Ao abrir a reunião, o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, destacou que Curitiba está trabalhando em conjunto com o meio acadêmico e setor privado buscando chegar a uma nova fronteira de inovação e mobilidade. “Estamos buscando, com a eletromobilidade, trazer mais benefícios sociais, econômicos e ambientais que são a marca do melhor transporte coletivo do país, o de Curitiba”, afirmou.

O secretário municipal de Planejamento, Fábio Scatolin, por sua vez, apresentou aos integrantes do encontro um leque de ações e projetos em andamento buscando o desenvolvimento socioeconômico sustentável, equipando a cidade para as próximas décadas. "O conceito de smart city não pode se disscociar da sustentabilidade, de investimentos que criem as bases de uma cidade mais humana e inovadora", disse.

O projeto é resultado de um termo de cooperação assinado no ano passado pelo prefeito Gustavo Fruet e o rei Carlos XVI da Suécia. Curitiba, segundo a professora Semida Silveira, representante da equipe sueca no projeto, foi a cidade que melhor respondeu à proposta de parceria para novos projetos de mobilidade sustentável.

“Prospectamos outras cidades brasileiras mas sem dúvida, Curitiba é um campo fértil para novas idéias e experiências”, disse ela. Semida destacou que os avanços obtidos no país nos últimos anos, como a redução da pobreza e a busca de soluções para as cidades estão sendo observados com atenção na Europa. A Indonésia, disse ela, se parece com o Brasil em termos de desenvolvimento econômico mas as cidades brasileiras, especialmente Curitiba, estão muito além na busca de novas soluções.

Entre os projetos desenvolvidos pela administração municipal em conjunto com universidades e empresas estão inovações na infraestrutura de transportes, na Linha Verde e no planejamento de longo prazo da cidade, como o desenvolvimento de tecnologias de eletromobilidade e a implantação de ciclofaixas e a inauguração das novas Estações de Sustentabilidade.

Também participam dos projetos o acordo o Ippuc, Urbs, a Secretaria de Informação e Tecnologia, Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb).

Categoria: Eventos