Urbs convoca dirigentes de mobilidade para debater transporte público no Smart City

SMCS/PMC

| 23/3/2016

A alteração da Lei do Vale Transporte e a criação de uma contribuição de intervenção no domínio econômico (CIDE) municipal para financiamento do transporte coletivo são temas da pauta do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários de Mobilidade Urbana na próxima semana, em Curitiba. A reunião foi convocada pelo presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, que também preside o Fórum. O encontro faz parte da programação do Smart City Business, que ocorre na capital, de 28 a 30 de março, no Expo Unimed.

"Este é um evento extremamente importante e é uma conquista e um orgulho para Curitiba que o Smart City aconteça mais uma vez na cidade", afirma Gregório, explicando que a convocação da reunião, marcada para segunda-feira (28) às 16h, na sala 2 do Smart City, deve-se à importância de se buscar novas fontes de financiamento do transporte coletivo.

A alteração na Lei do Vale Transporte é uma proposta da Prefeitura de Curitiba que vem ganhando adesão de prefeitos e gestores de transporte em todo o país. O projeto prevê que os recursos hoje investidos pelas empresas no deslocamento de seus funcionários sejam investidos diretamente no transporte coletivo. A estimativa, a partir dos valores atuais, é de uma redução de mais de 60% na tarifa para o usuário.

Além da reunião extraordinária do Fórum de Dirigentes, a programação do Smart City prevê a participação da Urbs em debates e painéis em que serão discutidas as novas tecnologias, transporte de alta capacidade e a necessidade de uma nova governança de mobilidade.

Disruptiva

Um dos painéis vai debater as Tecnologias Disruptivas na Mobilidade Urbana. Com a mediação de Luís Lindau, da WRI Brasil Sustentável, o painel colocará em debate o avanço das inovações tecnológicas em diversas áreas, incluindo a mobilidade urbana, incentivando o empreendedorismo e economia colaborativa. São propostas que impõem a quebra de modelos vigentes, gerando conflitos e transformações, como ocorre atualmente com o Uber, serviço de transporte de passageiros não reconhecido pela legislação atual.

O fato, afirma Gregório, é que todos somos favoráveis às novas tecnologias porque elas são fatores de desenvolvimento. "A questão é que as leis precisam ser respeitadas e, portanto, temas como esse exigem uma ampla discussão que envolve inclusive o Legislativo", afirma.

Outro tema que contará com a participação direta da Urbs é o que envolve soluções de transporte coletivo de alta capacidade, como os veículos leves sobre pneus (VLP) e sobre trilhos (VLT). Nesse contexto, afirma Gregório, se pretende abordar os desafios técnicos e financeiros para viabilização de empreendimentos que demandam recursos expressivos em relação a soluções convencionais, baseadas em ônibus.

Por outro lado, afirma Gregório, há uma discussão crescente sobre a necessidade de novos modelos de governança da mobilidade, especialmente nas grandes cidades, onde há sistemas compartilhados, como ocorre, por exemplo, em Curitiba e região metropolitana.

Inscrições abertas

As inscrições para o Smart City Business América Congress & Expo estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do evento. A inscrição dá direito a assistir todas as palestras e plenárias abertas ao público, exceto debates e eventos fechados a públicos específicos. Há descontos para professores, pesquisadores e grupos.

URBS no Smart City

Data: segunda-feira, 28/03

Temas: Governança na Mobilidade Urbana – Sala 3, das 14h às 15h30. Reunião Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários de Mobilidade Urbana – Sala 2, das 16h às 17h30

Data: terça-feira, 29/03