TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs convoca dirigentes de mobilidade para debater transporte público no Smart City


SMCS/PMC

| 23/3/2016

A alteração da Lei do Vale Transporte e a criação de uma contribuição de intervenção no domínio econômico (CIDE) municipal para financiamento do transporte coletivo são temas da pauta do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários de Mobilidade Urbana na próxima semana, em Curitiba. A reunião foi convocada pelo presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, que também preside o Fórum. O encontro faz parte da programação do Smart City Business, que ocorre na capital, de 28 a 30 de março, no Expo Unimed.

"Este é um evento extremamente importante e é uma conquista e um orgulho para Curitiba que o Smart City aconteça mais uma vez na cidade", afirma Gregório, explicando que a convocação da reunião, marcada para segunda-feira (28) às 16h, na sala 2 do Smart City, deve-se à importância de se buscar novas fontes de financiamento do transporte coletivo.

A alteração na Lei do Vale Transporte é uma proposta da Prefeitura de Curitiba que vem ganhando adesão de prefeitos e gestores de transporte em todo o país. O projeto prevê que os recursos hoje investidos pelas empresas no deslocamento de seus funcionários sejam investidos diretamente no transporte coletivo. A estimativa, a partir dos valores atuais, é de uma redução de mais de 60% na tarifa para o usuário.

Além da reunião extraordinária do Fórum de Dirigentes, a programação do Smart City prevê a participação da Urbs em debates e painéis em que serão discutidas as novas tecnologias, transporte de alta capacidade e a necessidade de uma nova governança de mobilidade.

Disruptiva

Um dos painéis vai debater as Tecnologias Disruptivas na Mobilidade Urbana. Com a mediação de Luís Lindau, da WRI Brasil Sustentável, o painel colocará em debate o avanço das inovações tecnológicas em diversas áreas, incluindo a mobilidade urbana, incentivando o empreendedorismo e economia colaborativa. São propostas que impõem a quebra de modelos vigentes, gerando conflitos e transformações, como ocorre atualmente com o Uber, serviço de transporte de passageiros não reconhecido pela legislação atual.

O fato, afirma Gregório, é que todos somos favoráveis às novas tecnologias porque elas são fatores de desenvolvimento. "A questão é que as leis precisam ser respeitadas e, portanto, temas como esse exigem uma ampla discussão que envolve inclusive o Legislativo", afirma.

Outro tema que contará com a participação direta da Urbs é o que envolve soluções de transporte coletivo de alta capacidade, como os veículos leves sobre pneus (VLP) e sobre trilhos (VLT). Nesse contexto, afirma Gregório, se pretende abordar os desafios técnicos e financeiros para viabilização de empreendimentos que demandam recursos expressivos em relação a soluções convencionais, baseadas em ônibus.

Por outro lado, afirma Gregório, há uma discussão crescente sobre a necessidade de novos modelos de governança da mobilidade, especialmente nas grandes cidades, onde há sistemas compartilhados, como ocorre, por exemplo, em Curitiba e região metropolitana.

Inscrições abertas

As inscrições para o Smart City Business América Congress & Expo estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do evento. A inscrição dá direito a assistir todas as palestras e plenárias abertas ao público, exceto debates e eventos fechados a públicos específicos. Há descontos para professores, pesquisadores e grupos.

 

URBS no Smart City

Data: segunda-feira, 28/03

Temas: Governança na Mobilidade Urbana – Sala 3, das 14h às 15h30. Reunião Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários de Mobilidade Urbana – Sala 2, das 16h às 17h30

Data: terça-feira, 29/03

Temas: Tecnologias Disruptivas – Sala 5, das 9h às 10h30. Debate de CEOs sobre Mobilidade Urbana – Sala 1, das 14h às 15h30

Categoria: Eventos