Urbs faz ação em prol do Outubro Rosa na Rodoferroviária

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 18/10/2019

Funcionários da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte urbano na cidade, se reuniram nesta quinta-feira (17/10) em uma ação em prol da campanha Outubro Rosa. O evento ocorreu em frente à sede da Urbs na Rodoferroviária, área de grande fluxo de passageiros e que recebe todos os dias cerca de 25 mil pessoas.

A campanha é para chamar atenção das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

A Prefeitura de Curitiba lançou no dia 1º de outubro a campanha “Você não pode prever o futuro, mas pode se cuidar hoje” e durante todo o mês há ações para aumentar a conscientização sobre a doença.  A estação-tubo Prefeitura, no Centro Cívico, foi adesivada com a campanha.

O câncer de mama é o câncer que mais causa morte entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O risco cresce, principalmente, após os 50 anos.

“Eu mesma tive câncer de mama e acho muito importante uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce para a cura”, disse Denise Maria Vilela, diretora administrativa e financeira da Urbs.

Elisangela Yemanjá Ferreira Machado, que trabalha como agente de apoio da Urbs, considera que a campanha é importante para divulgar informações sobre doença.  “Ela ajuda a quebrar o tabu que ainda existe em relação ao câncer de mama”, disse Elisangela.

Atividade física

Durante a ação, os funcionários da Urbs fizeram ginástica laboral. Pesquisas apontam que por meio da alimentação e atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver o câncer de mama.

Em Curitiba, a acompanhamento da saúde da mulher pode ser feito nas 111 unidades básicas de saúde. É a unidade que encaminha a mulher para a realização da mamografia em um dos prestadores de serviço da rede.

Para mulheres com 50 anos ou mais, a mamografia de rotina é feita a cada dois anos. Quem tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou de ovário, deve procurar orientação na unidade de saúde para realização precoce de acompanhamento.

Segundo o Inca, a estimativa para 2018 foi de 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil e cerca de 15.593 mortes. No Paraná foram estimados 3.730 casos novos e em Curitiba 820.

Categoria: Eventos