Urbs reunirá dois mil estudantes para ações de prevenção ao vandalismo

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 20/4/2017

Estudantes da Escola Municipal do Caic Bairro Novo abriram nesta quarta-feira (19/04) as atividades do projeto Cidadania Jovem - Informar para Formar, da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). O projeto, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, reúne crianças e adolescentes para conhecer o funcionamento do transporte coletivo e os riscos e prejuízos causados pelo vandalismo.

Neste ano, o Cidadania Jovem atenderá cerca de dois mil estudantes do sexto ano do ensino fundamental de escolas municipais. “Esta é a fase em que os alunos estão se preparando para encerrar os estudos em escolas mais próximas de casa e passarão a usar o ônibus para chegar a colégios mais distantes”, diz Silvia Mara Ramos, Coordenadora da Unidade de Relacionamento da Urbs. “As atividades são uma preparação para esta nova fase, com informações sobre o sistema de transporte e também a formar passageiros mais conscientes”, explica ela.

O projeto é voltado à conscientização de estudantes para a importância do Sistema de Transporte Coletivo para a cidade e a necessidade de preservação dos equipamentos como ônibus e estações. Durante a palestra, são mostradas ações de vandalismo e os prejuízos ao sistema, especialmente o social.

Na faixa etária de 11 a 12 anos os estudantes demonstram grande interesse nos ônibus com combustíveis alternativos e na implantação de rede wi-fi nos terminais. Atualmente, o terminal Capão Raso conta com wi-fi. A previsão é que até o fim do ano os terminais Pinheirinho, Cabral, Boqueirão, Santa Cândida e Campina do Siqueira também tenham rede.

Roteiro

Antes da apresentação sobre o funcionamento do sistema, os estudantes participaram de uma Cerimônia Cívica na Praça em frente à Rodoviária, com hasteamento das bandeiras. Depois seguiram para o auditório da Urbs onde técnicos apresentam todo o funcionamento do sistema.

O evento foi encerrado com uma visita ao CCO – Centro de Controle Operacional – onde os alunos se surpreenderam com toda a tecnologia e equipamentos utilizados para garantir maior qualidade na operação de Sistema de Transporte da Capital.

Categoria: Eventos