TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Passageiros sentem diferença com prioridade ao transporte coletivo


| 18/6/2014

Passageiros que diariamente utilizam as linhas de ônibus que passam pela faixas exclusivas, implantadas ao longo da Rua XV de Novembro, já sentem a diferença em ganho de tempo.

“Até poucos dias, me via obrigado a sair de casa, em Pinhais, onde moro, até duas horas antes do início de expediente porque ônibus e demais veículos disputavam o mesmo espaço nas horas de maior movimento”, conta Romeu Karpinski, que trabalha na portaria do Círculo Militar do Paraná.

Graças à faixa, segundo ele, os coletivos trafegam livres, com maior rapidez, permitindo que saia de casa apenas uma hora antes do começo da jornada. O corredor exclusivo é diariamente utilizado por 11 linhas de ônibus, beneficiando diretamente em torno de 53,5 mil usuários.

“Como sabemos que o ônibus tem prioridade sobre o automóvel, essa faixa exclusiva é uma bênção para quem, todos os dias, vem de Pinhais a Curitiba, permitindo o cumprimento de todos os compromissos, além de sobrar tempo para mais uma ou outra compra ou visita”, diz a administradora de empresas aposentada, Maria Terezinha Malinowski.

Ela mora no município vizinho de Campina Grande do Sul, mas tem compromissos em Pinhais, onde toma o ônibus Pinhais / Terminal Guadalupe. “Durante mais de duas décadas fui secretária executiva em uma revenda de automóveis que funcionava na Rua XV de Novembro, perto da Reitoria, e as viagens de casa até o Centro eram longas, exigiam sacrifício de até três horas”, conta Maria Terezinha.

Horário cumprido

“Diariamente, faço de cinco a seis viagens, com duração média de 35 minutos cada, ligando o Terminal Guadalupe a Pinhais e vice-versa”, conta o motorista Afonso Bereza, que atende a linha, e há 14 anos no Expresso Azul.

Para ele, a faixa é fundamental para privilegiar o sistema de transporte coletivo e, em decorrência, as milhares de pessoas que todos os dias utilizam as inúmeras linhas que se dirigem ao Terminal Guadalupe e outros pontos do centro da cidade.

Com a faixa, as viagens que antes duravam em torno de 55 minutos agora foram reduzidas em cerca de 20 minutos. Bereza acredita que a implantação dessas mesmas faixas em outros trechos por onde passam dezenas de linhas de ônibus vai  melhorar ainda mais as condições do ir e vir dos coletivos e das pessoas.

Categoria: Transporte Coletivo