Sustentabilidade
Transporte
O respeito ao meio ambiente e a busca de soluções para reduzir os impactos ambientais do transporte coletivo fazem parte da trajetória do sistema de transporte urbano de Curitiba. Conheça as experiências, os resultados e os projetos em andamento.
A qualidade do ar é uma das grandes preocupações do mundo atual e um dos principais componentes da qualidade de vida dos cidadãos, uma vez que a emissão de poluentes na camada atmosférica pode provocar danos à saúde.
Paralelamente à qualidade do ar, busca-se a implementação de tecnologias menos intensivas na emissão de carbono, como forma de exercer seu papel para o combate às mudanças climáticas por meio da descarbonização.
Ainda, a URBS, buscando a preservação do meio ambiente, bem como a segurança dos usuários e as boas condições dos ônibus da frota, realiza inspeções periócas em todos os veículos da RIT, nas quais são vistoriados vários itens, entre eles, o estado de conservação dos motores, contemplando a eliminação de vazamentos de óleo e de eventuais ruídos excessivos.
Projeto Biodiesel B100
Em 2009, sob coordenação da URBS, Curitiba deu início à utilização do biodiesel B100 — de origem 100% vegetal — em parte de sua frota
de ônibus. A iniciativa representou um importante avanço na redução das emissões de poluentes atmosféricos, contribuindo para a saúde
das pessoas e a preservação ambiental. De forma pioneira, os seis primeiros ônibus urbanos do Brasil passaram a operar exclusivamente
com biodiesel B100, integrando o sistema na Linha Verde, sexto corredor de transporte implantado na cidade. Com essa ação, Curitiba
tornou-se a primeira capital da América Latina a adotar o B100 em parte de sua frota de transporte coletivo, consolidando um marco ambiental
e tecnológico.
O combustível utilizado, derivado integralmente da soja e sem adição de óleo diesel, foi introduzido a partir da assinatura de um Acordo
de Cooperação para Pesquisa Técnica sobre o uso de biocombustíveis em ônibus urbanos. Essa parceria envolveu a Secretaria Municipal do
Meio Ambiente, as operadoras Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Redentor, as montadoras Scania Latin America e Volvo do Brasil, o
Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), e o Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico de Combustíveis (Probiodiesel). Também
participaram a fabricante do biocombustível, BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Brasil Sul S/A, e a RDP Distribuidora de Petróleo
Ltda, responsável pela logística de transporte do biodiesel.
Os testes realizados em dinamômetro apontaram resultados expressivos: os ônibus movidos a B100 apresentaram uma redução de 25% nos índices de opacidade e 30% nas emissões de monóxido de carbono, quando comparados aos veículos que operavam no mesmo corredor com uma mistura de diesel e 4% de biodiesel.
Diante do sucesso do projeto, em 2010 a URBS solicitou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a ampliação do limite de fornecimento de
biodiesel B100, passando de 10.000 para 50.000 litros por mês por empresa, o que permitiu aumentar a quilometragem mensal dos seis ônibus
envolvidos de 2.500 km para 8.500 km. Em 2011, houve nova solicitação de expansão, elevando o volume mensal de biodiesel de 100.000 para
270.000 litros.
Em 2018, a frota operando com B100 em Curitiba chegou a 34 veículos: 26 biarticulados, 6 articulados e 2 ônibus híbridos padron, que percorreram, em média, 185.000 km por mês, com consumo mensal aproximado de 130.000 litros de biodiesel B100.
Em novembro de 2022, o projeto foi descontinuado devido à evolução tecnológica dos motores Proconve P7 (Euro V) e P8 (Euro VI), que passaram a compor a frota de ônibus urbanos e que, por questões técnicas, não são compatíveis com o uso do biodiesel B100, anteriormente adotado em veículos da geração Proconve P5 (Euro III).
HIBRIBUS:
No setor de transporte, o ano de 2012 foi mais uma vez marcado pela inovação em Curitiba, com destaque para ações voltadas à redução da emissão de poluentes no transporte coletivo. Durante a Conferência Rio+20, a cidade apresentou o HIBRIBUS — o ônibus híbrido —, consolidando mais um avanço na trajetória pioneira da capital paranaense na adoção de energia limpa no transporte público.
O veículo híbrido, como ficou conhecido, é movido por dois motores que operam em paralelo: um elétrico e outro abastecido com óleo diesel. A operação do HIBRIBUS teve início em setembro de 2012, com a substituição de 10 veículos da frota da Linha Interbairros I, nos dois sentidos. Atualmente, a frota híbrida de Curitiba conta com 30 veículos em operação.
Em comparação com a frota anterior equipada com motores Euro III, os HIBRIBUS apresentaram resultados expressivos: redução de 89% na emissão de material particulado, 80% na emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), 35% nas emissões de dióxido de carbono (CO₂), além de uma economia de até 35% no consumo de combustível.
Eletromobilidade:
Curitiba tem como vocação a adoção de inovações voltadas à melhoria da qualidade de vida urbana. Nesse contexto, a URBS possui ampla experiência na realização de testes com novas tecnologias de propulsão para os veículos da frota do transporte coletivo, abrangendo desde combustíveis alternativos até ônibus híbridos e totalmente elétricos.
No caso dos veículos 100% elétricos, os testes operacionais vêm sendo realizados pela URBS desde 2014, envolvendo a avaliação de diferentes soluções propostas por diversos fabricantes. Contudo, até recentemente, esses testes ocorreram de forma isolada e com critérios específicos, em um cenário em que a tecnologia ainda demandava amadurecimento para atender plenamente às exigências da operação regular do transporte coletivo curitibano.
Com base nessas experiências acumuladas e em consonância com os compromissos assumidos no Plano de Ação Climática de Curitiba — que prevê que 33% da frota seja de emissão zero até 2030 e 100% até 2050 —, a URBS, em parceria com o IPPUC, lançou em 2022 o Edital de Chamamento Público nº 001/2022. O objetivo foi firmar acordos de cooperação técnica para a demonstração operacional de ônibus elétricos na cidade.
Esse primeiro edital permitiu que diversos fabricantes apresentassem seus veículos ao longo de 2023, em testes padronizados com critérios comparativos definidos. As tabelas operacionais foram planejadas com janelas de recolhimento no entrepico para recarga, e os testes consideraram parâmetros como performance operacional, autonomia, consumo de energia e pneus, conforto (físico, térmico e acústico), trafegabilidade, acessibilidade, estratégia e tempo de recarga, além da capacidade das baterias.
Com base nos resultados do primeiro ciclo de testes, a URBS incorporou, em julho de 2024, os primeiros seis ônibus elétricos à frota definitiva, com chassi BYD D9W e carroceria Caio eMillennium. Em setembro do mesmo ano, foi adicionado mais um veículo elétrico, com chassi Volvo BZL e carroceria Marcopolo Attivi, totalizando os sete primeiros ônibus 100% elétricos em operação regular em Curitiba — um marco inicial rumo à descarbonização da frota.
Diante do êxito do primeiro edital, cujo prazo expirou em 2023, e considerando o interesse de novos fabricantes, a URBS lançou o Edital de Chamamento Público nº 001/2023. O novo edital estende a possibilidade de demonstração de veículos elétricos no transporte coletivo até o final de 2026, ampliando o compromisso da cidade com a mobilidade sustentável.
Sustentabilidade
Relatórios Operacionais
Boletim do transporte
- Linha 663 - V. CUBAS - Desvio de itinerário - A partir de 14/11
- Linhas 515 - IGUAPE II e 516 -C. BELÉM/S. FILHO - Desvio de itinerário - A partir de 12/11
- Linha 150 - C. MÚSICA / V. ALEGRE - Desvio de itinerário - A partir de 10/11
- Linha 827 - RIVIERA - Desvio de itinerário - A partir de 28/10
- Linha 979 - TURISMO - Projeto Primavera - 20/10 a 18/12
Medição de fumaça no escapamento
Intranet