Rede #CuritibaSuaLinda conquista os turistas em seu primeiro ano

Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 20/9/2019

Moradoras de Fortaleza (CE), as amigas Socorro Gomes, Claudia Braz, Isabel Noêmie e Ausry Austrége não resistiram, durante visita ao Centro Histórico, em conhecer a charmosa loja #CuritibaSuaLinda e levar algumas lembranças da capital. “Tudo é tão bonito e bem feito. Não podemos deixar Curitiba sem levar presentes para amigos e familiares”, afirmou Ausry, que saiu da loja do Palacete Wolf com chaveiros com imagens de cartões-postais e uma escultura em madeira da Pandinha, a famosa girafa do Zoológico da cidade.

Assim como as quatro amigas, quem visita a capital tem, desde o ano passado, quatro lojas da Prefeitura onde é possível adquirir suvenires artesanais com temas da capital.

Além da unidade do Palacete Wolf, inaugurada há um ano, também há lojas da rede no Mercado Municipal, na Torre Panorâmica e no Espaço Cultural David Carneiro.

Idealizadora e curadora das lojas #CuritibaSuaLinda, a primeira-dama Margarita Sansone destaca que a rede tem como missão permitir ao turista materializar a experiência de visitar nossa capital e, ao curitibano, expressar o sentimento de pertencimento à cidade, através de um presente adquirido nas unidades da Prefeitura. “As lojas também ajudam a valorizar os artesãos, designers e artistas locais. Queremos levar para o mundo a identidade curitibana, bem como resgatar técnicas artísticas e artesanais”, reforça ela.

Seleção

A rede #CuritibaSuaLinda é administrada pela Urbs e a seleção dos produtos é feita por representantes do Instituto Municipal de Turismo, da Fundação Cultural de Curitiba e outros órgãos da Prefeitura. “A escolha é rígida e minuciosa, pois todos os itens precisam materializar e preservar as positivas vivências que os turistas têm durante uma viagem a Curitiba”, explica Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Nas lojas, o turista encontra seis linhas de produtos: vestimenta e acessórios; lar, decoração e utilidades; pets; papelaria, coleções e livros; kids (infantil); e lembranças diversas.

São 140 produtos de 62 artesãos e designers. Os cachecóis, echarpes e xales confeccionados em tear pela artesã Pedrina Maria dos Santos fazem sucesso. “No inverno, as peças em lã saem mais. Agora, com o verão chegando, também começo a produzir com fita de cetim”, conta dona Pedrina.

A quinta loja da rede #CuritibaSuaLinda deve ser inaugurada nos próximos meses no Jardim Botânico.

Categoria: Outros