Ter, 21 de Novembro de 2017

Custos da Rede Integrada de Transporte

Custo/km por componente utilizado no cálculo da tarifa técnica vigente

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R$ 1,8339 R$ 4,0652 R$ 0,3913 R$ 0,3746 R$ 0,7860 R$ 0,6301
*Rodagem

2,04%

*Peças e acessórios

4,48%

*Combustíveis e lubrificação

16,17%

Pessoal, Encargos Sociais e Benefícios

50,31%

Custo de Administração

4,84%

Amortização

4,64%

Rentabilidade Justa

9,73%

*Impostos e Taxas

7,80%

Custos Dependentes: 22,69% do Sistema

Custos relativos ao consumo médio de combustível, lubrificantes, rodagem, peças e acessórios e serviços de terceiros relativos à manutenção para cada quilômetro rodado dos ônibus.

Atualização do custo

  • Combustível - Variação nas pesquisas da ANP para período;
  • Lubrificantes - Vinculado a variação do combustível;
  • Rodagem - Cotação de preço em revendedoras;
  • Peças e Acessórios e serviços de terceiros relativo a manutenção - Variação do preço do veículo.

Pessoal, Encargos sociais e Benefícios: 50,31% do Sistema

Custos relativos ao pessoal de operação (motoristas, cobradores, porteiros e/ou controladores dos terminais, controladores das estações tubos, zeladores e vigilantes das estações tubos e terminais, controladores de tráfego, pessoal de manutenção e limpeza dos veículos, terminais e demais equipamentos urbanos, atendentes e auxiliares de operação) e pessoal administrativos com os devidos salários médios com horas extras e adicionais e os encargos sociais.

Como benefícios são considerados: Cesta Básica, Seguro de Vida, Plano de Saúde, Fundo Assistencial e Atividade Complementar para os motoristas dos ônibus sem cobrador.

Atualização do custo

  • Acordo Coletivo.

Custo de Administração: 4,84% do Sistema


Despesas Administrativas

Custos relativos ao consumo de material de expediente, informatização, material de limpeza dos veículos, segurança patrimonial, limpeza e manutenção do patrimônio, equipamentos, taxas, seguros, pagamento de serviços e necessidades legais, custos relativos a material, supervisão, veículos de apoio e serviços para limpeza dos terminais, estação tubo e demais equipamentos urbanos, bem como as taxas de infra-estrutura.

Outros Custos Administrativos de Ordem Operacional

Custos relativos a vigilância dos terminais, manutenção das catracas e equipamentos de bilhetagem dos veículos e equipamentos urbanos, equipamentos de informação aos usuários, uniformes, seguro para os usuários e do custo para deslocamento usuários portadoras de necessidades especiais.

Atualização do custo

  • Variação do INPC (IBGE).

Amortização: 4,64% do Sistema

Custos relativos a reposição do valor investido na aquisição da frota, de acordo com a vida útil e valor residual estabelecido para cada categoria dos veículos do sistema, e a reposição do valor investido na aquisição de instalações, edificação, equipamentos e almoxarifado.

Atualização do custo

  • Variação do preço dos veículos de acordo com o perfil da frota.

Rentabilidade Justa: 9,73% do Sistema

Relativos ao custo de rentabilidade justa do serviço prestado gerado na operação do sistema de transporte coletivo, em função dos investimentos realizados pelas contratadas em veículos, instalações, edificações, equipamentos e almoxarifado, com os devidos impostos exclusivos: Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social (CSLL).

Atualização do custo

  • Variação do INPC (IBGE).

*Impostos e Taxas: 7,80% do Sistema

Custos relativos aos recolhimentos dos impostos e taxas do Governo Federal (CPRB - 2%), Governo Municipal (ISS - 2,00%) e da Taxa de Gerenciamento do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC - 4,00%).

Composição dos custo com os tributos e taxa em cada componente

Componentes Custo médio R$/Km Quanto pesa na tarifa com tributos
Custo Km - Total R$ 8,0811
Combustível/Lubrificantes R$ 1,4175
17,54%
Rodagem R$ 0,1787
2,21%
Peças e Acessórios R$ 0,3927
0,39%
Pessoal, Encargos Sociais e Benefícios R$ 4,4090
54,56%
Custo de Administração R$ 0,4244
5,25%
Amortização R$ 0,4063
5,03%
Rentabilidade Justa R$ 0,8525
10,55%
* Os impostos e taxas refletem diretamente em cada componente.

Passageiros Pagantes Equivalentes

Média Mês

16.174.214

Quilometragem

Média Mês

8.137.085,54

IPK = Passageiros Pagantes Equivalentes

Quilometragem Média Mês

1,98770

Tarifa = Custo por Km

IPK

Out/2017:
4,06560

Custo/km por tipo de ônibus utilizado no cálculo da tarifa técnica vigente

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Principais preços dos insumos e salários da categoria

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IPK - Índice de Passageiro por Quilômetro

IPK

  • Índice resultante da divisão do número médio de passageiros pagantes equivalentes, estimado para cada novo período tarifário, pela quilometragem programada total a ser realizada em toda a RIT (Rede Integrada de Transporte de Curitiba).
  • Este índice é de grande importância pois é utilizado como divisor do custo quilômetro médio do sistema para a definição da tarifa técnica.
  • As médias de passageiros pagantes equivalentes e quilometragem programada são calculadas de forma mensal/anual, face as diferenças dos meses úteis e de férias.

IPK = PASSAGEIROS PAGANTES EQUIVALENTES
QUILOMETRAGEM PROGRAMADA

TARIFA TÉCNICA = CUSTO / KM MÉDIO
IPK

PROJEÇÃO DE PASSAGEIROS PAGANTES EQUIVALENTES UTILIZADA NO CÁLCULO DA TARIFA TÉCNICA

Conforme definido no Processo Licitatório que contratou os serviços de transporte coletivo e projeção de passageiros para cada período tarifário, considerá-se a média mensal dos últimos 12 (doze) meses, de acordo com os tipos de dias, excluindo as atipicidades, projetando para os dias com as mesmas características no próximo período tarifário (ver quadro anexo).


QUILOMETRAGEM PROGRAMADA UTILIZADA NO CÁLCULO DA TARIFA TÉCNICA

A oferta do sistema é definida pela URBS conforme padrão técnico estabelecido na Lei Municipal 12.597/08, que considera a capacidade máxima dos ônibus com passageiros sentados mais 6 (seis) passageiros por metro quadrado em pé, nos horários de pico.

Os horários de cada linha, resultantes do número de viagens por ônibus, estão disponíveis no site da URBS no endereço www.urbs.curitiba.pr.gov.br/horario-de-onibus.

O número de viagens de cada linha multiplicado pela respectiva extensão, acrescido de 6% para entrada e saída da operação resulta na quilometragem por linha e tipo de veículo estabelecido, para dias úteis, sábados e domingos, que associados ao calendário anual resulta na quilometragem média mensal/anual utilizada no cálculo da tarifa técnica (ver quadros resumo para dias úteis, sábados e domingos).

Metodologia utilizada no cálculo da tarifa técnica

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Evolução da tarifa

1994 a 2017

data moeda valor rit convencional circular centro domingueira turismo data decreto decreto
06/02/17 R$ 4,25 4,25 4,25 3,00 * 45,00 02/02/17 413
01/02/16 R$ 3,70 3,70 3,70 2,50 2,50 40,00 29/01/16 80
06/06/15 R$ 3,30 3,30 3,30 2,00 1,50 35,00 03/06/15 519
06/02/15 R$ 3,30 3,30 3,30 2,00 1,50 35,00 05/02/15 116
11/11/14 R$ 2,85 2,85 2,85 1,80 1,50 30,00 10/11/14 1161
01/07/13 R$ 2,70 2,70 2,70 1,70 1,50 29,00 27/06/13 1001
14/03/13 R$ 2,85 2,85 2,85 1,70 1,50 29,00 13/03/13 481
05/03/12 R$ 2,60 2,60 2,60 1,60 1,00 27,00 01/03/12 299
05/03/11 R$ 2,50 2,50 2,50 1,50 1,00 25,00 28/02/11 501
11/01/09 R$ 2,20 2,20 2,20 1,20 1,00 20,00 08/01/09 50
23/04/07 R$ 1,90 1,90 1,90 1,00 1,00 16,00 19/04/07 387
27/06/05 R$ 1,80 1,80 1,80 1,00 1,00 15,00 23/06/05 1043
23/01/05 R$ 1,90 1,90 1,90 1,00 1,00 15,00 20/01/05 387
09/04/04 R$ 1,90 1,90 1,90 1,00 * 15,00 06/04/04 267
01/03/04 R$ 1,70 1,70 1,70 0,90 * 12,00 26/02/04 162
27/01/04 R$ 1,65 1,65 1,65 0,80 * 10,00 26/01/04 64
25/01/04 R$ 1,90 1,90 1,90 1,00 * 15,00 22/01/04 61
14/05/03 R$ 1,65 1,65 1,65 0,80 * 10,00 13/05/03 458
23/02/03 R$ 1,70 1,70 1,70 0,85 * 10,00 21/02/03 179
10/11/02 R$ 1,50 1,50 1,50 0,75 * 10,00 07/11/02 855
07/07/02 R$ 1,40 1,40 1,40 0,70 * 8,00 03/07/02 433
03/02/02 R$ 1,35 1,35 1,35 0,70 * 8,00 30/01/02 28
08/07/01 R$ 1,25 1,25 1,25 0,60 * 6,00 05/07/01 768
21/01/01 R$ 1,10 1,10 1,10 0,50 * 6,00 18/01/01 209
20/02/00 R$ 1,00 1,00 1,00 0,50 * 6,00 18/02/00 80
15/08/99 R$ 0,90 0,90 0,90 0,50 * * 12/08/99 530
25/04/99 R$ 0,85 0,85 0,85 0,50 * * 23/04/99 309
26/10/97 R$ 0,75 0,75 0,75 0,40 * 6,00 23/10/97 1053
03/11/96 R$ 0,65 0,65 0,65 0,30 * 5,00 31/10/96 800
09/09/95 R$ 0,55 0,55 0,55 0,30 * 5,00 04/09/95 730
03/07/95 R$ 0,50 0,50 0,50 0,25 * * 26/06/95 501-A
01/02/95 R$ 0,45 0,45 0,45 0,25 * * 01/02/95 167
01/07/94 R$ 0,40 0,40 0,40 0,20 * * 27/06/94 462

* Tarifa Domingueira iniciou em 25/01/2005

1985 a 1994

data moeda valor data decreto decreto
01/06/94 CR$ 850,00 30/05/94 391
01/05/94 CR$ 600,00 28/04/94 240
01/04/94 CR$ 400,00 30/03/94 177
28/02/94 CR$ 280,00 25/02/94 105
01/02/94 CR$ 200,00 28/01/94 033
01/01/94 CR$ 140,00 29/12/93 1489
01/12/93 CR$ 100,00 29/11/93 1339
01/11/93 CR$ 73,00 29/10/93 1232
01/10/93 CR$ 55,00 29/09/93 1034
01/09/93 CR$ 40,00 30/08/93 935
01/08/93 Cr$ 30.000,00 30/07/93 802
01/07/93 Cr$ 20.000,00 30/06/93 653
01/06/93 Cr$ 15.000,00 28/05/93 567
03/05/93 Cr$ 12.000,00 30/04/93 465
01/04/93 Cr$ 10.000,00 31/03/93 407
01/03/93 Cr$ 8.000,00 26/02/93 340
10/01/93 Cr$ 5.000,00 01/01/93 237
27/12/92 Cr$ 3.500,00 24/12/92 947
08/11/92 Cr$ 2.800,00 06/11/92 817
25/10/92 Cr$ 2.300,00 24/10/92 760
08/10/92 Cr$ 2.000,00 07/10/92 715
31/07/92 Cr$ 1.700,00 30/07/92 507
05/07/92 Cr$ 1.300,00 03/07/92 420
05/06/92 Cr$ 1.000,00 04/06/92 348
03/05/92 Cr$ 800,00 30/04/92 256
05/04/92 Cr$ 650,00 06/04/92 200
01/03/92 Cr$ 500,00 28/02/92 091
02/02/92 Cr$ 400,00 31/01/92 029
05/01/92 Cr$ 300,00 03/01/92 001
01/12/91 Cr$ 250,00 29/11/91 759
16/11/91 Cr$ 200,00 14/11/91 729
27/10/91 Cr$ 180,00 25/10/91 648
22/09/91 Cr$ 150,00 23/09/91 575
11/08/91 Cr$ 120,00 09/08/91 445
02/06/91 Cr$ 100,00 31/05/91 292
03/02/91 Cr$ 70,00 31/01/91 043
27/01/91 Cr$ 60,00 25/01/91 033
30/12/90 Cr$ 50,00 28/12/90 612
16/11/90 Cr$ 40,00 14/11/90 490
14/10/90 Cr$ 30,00 12/10/90 433
26/08/90 Cr$ 25,00 24/08/90 321
09/06/90 Cr$ 20,00 07/06/90 203
01/04/90 Cr$ 15,00 30/03/90 082
11/03/90 NCz$ 12,00 09/03/90 047
18/02/90 NCz$ 7,00 16/02/90 033
28/01/90 NCz$ 5,00 26/01/90 011
02/01/90 NCz$ 3,20 29/12/89 626
03/12/89 NCz$ 2,00 03/11/89 569
05/11/89 NCz$ 1,30 03/11/89 540
15/10/89 NCz$ 1,00 13/10/89 483
16/09/89 NCz$ 0,70 15/09/89 446
19/08/89 NCz$ 0,50 18/08/89 405
21/07/89 NCz$ 0,40 20/07/89 341
16/07/89 NCz$ 0,38 14/07/89 338
18/06/89 NCz$ 0,30 16/06/89 281
14/05/89 NCz$ 0,20 12/05/89 237
15/01/89 Cz$ 150,00 14/01/89 113
05/01/89 Cz$ 120,00 04/01/89 107
04/12/88 Cz$ 80,00 30/11/88 539
31/10/88 Cz$ 65,00 27/10/88 472
29/08/88 Cz$ 55,00 29/08/88 371
01/08/88 Cz$ 45,00 03/08/88 320
01/07/88 Cz$ 35,00 01/07/88 253
23/05/88 Cz$ 25,00 20/05/88 193
22/04/88 Cz$ 20,00 25/04/88 146
16/03/88 Cz$ 16,00 15/03/88 081
11/02/88 Cz$ 15,00 11/02/88 038
11/01/88 Cz$ 12,00 08/01/88 006
07/12/87 Cz$ 10,00 07/12/87 499
01/11/87 Cz$ 7,00 30/10/87 445
01/10/87 Cz$ 6,00 29/09/87 391
01/09/87 Cz$ 5,00 18/08/87 326
01/06/87 Cz$ 4,00 29/04/87 155
01/05/87 Cz$ 3,50 29/04/87 155
02/02/87 Cz$ 2,60 30/01/87 046
01/12/85 CR$ 1.400,00 21/11/17 -
31/05/85 CR$ 800,00 21/11/17 -

Moedas

nome unidade monetária data de início data de término
Real R$ 01/07/94
Cruzeiro Real CR$ 01/08/93 30/06/94
Cruzeiro Cr$ 16/03/90 31/07/93
Cruzado Novo NCz$ 16/01/89 15/03/90
Cruzado Cz$ 28/02/86 15/01/89
Cruzeiro Cr$ 06/08/84 27/02/86
Cruzeiro Cr$ 05/05/70 05/08/84
Cruzeiro Novo NCr$ 03/02/67 04/05/70
Cruzeiro Cr$ Cr$ 02/12/64 02/02/67
Cruzeiro Cr$ 01/11/42 01/12/64
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