Transporte Coletivo

Estação-tubo Salgado Filho será desativada para instalação da nova estação Prisma Solar

No próximo sábado (10/10), a estação-tubo Salgado Filho (Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, 2.763, no bairro Uberaba) será desativada para que possam ser iniciadas as obras de instalação das novas estações Prisma Solar do Novo Inter 2.

Desta forma, as linhas de ônibus 022 – Inter 2 (sentido Terminal Hauer) e 023 – Inter 2 (sentido Terminal Capão da Imbuia) não terão parada na estação-tubo Salgado Filho. A orientação da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) é que os passageiros utilizem o Interbairros II (linhas 020 e 021) para chegar ou embarcar na região.

A estrutura em forma de tubo será removida no dia 13 de outubro. A estação Salgado Filho atende, em média, 800 pessoas por dia útil e mais de 18 mil por mês.

A nova estação Prisma Solar será a segunda de Curitiba. A primeira foi a Agrárias, inaugurada em maio de 2024.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, explica que a desativação é necessária para que as melhorias sejam implantadas o mais rápido possível. “As obras são muito importantes, mas sabemos que as alterações causam impacto na rotina dos passageiros, portanto foram planejadas para que afetem o mínimo possível”, afirma o presidente da Urbs.

Os usuários podem consultar as linhas diretamente no Curitiba App ou pelo site da Urbs.⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

Demanda maior

A primeira estrutura Prisma Solar – de autoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) – foi a Agrárias (Cabral), inaugurada em maio de 2024, como parte do Projeto Novo Inter 2. Foi a primeira entrega do projeto de U$ 106 milhões do contrato de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As demais estações Prisma Solar vão suprir a atual demanda de passageiros dos tubos Detran, Mercês, Salgado Filho, Teffé, Praça das Nações, Praça da Bandeira e Jardim das Américas.

Depois da Salgado Filho, as próximas estações Prisma Solar serão a Detran (Tarumã) e a Mercês. As obras ainda não têm previsão de início.

Por que instalar a Prisma Solar?

Elas são estruturas de alto desempenho, com climatização artificial, iluminação em led e captação de energia fotovoltaica, permitindo que os módulos funcionem com autonomia energética e conceito autossustentável.

As estruturas trazem uma série de inovações, como a geração de energia fotovoltaica, conforto térmico, conexão com a Central de Operação da Urbs e do Hipervisor Urbano para monitoramento do sistema e entorno preparado para a multimodalidade. Há ponto de locação de bicicletas compartilhadas e vagas de parada de carros de aplicativos, além de calçamento com atenção à acessibilidade.

PRO Curitiba

O Novo Inter 2 é parte do PRO Curitiba – Programa de Revitalização e Obras, maior programa de investimentos da história da cidade, que mobilizará mais de R$ 6 bilhões em recursos para obras de infraestrutura, habitação, saúde, educação e cultura até 2028.